A verdade não contada de Matrix

 

A verdade não contada de Matrix

Quando Matrix  estreou em março de 1999, os cineastas sabiam que estavam vendo algo importante, mesmo que não tivessem certeza do quê. O filme fundiu uma premissa de ficção científica incrivelmente inebriante com ação de kung fu no estilo de Hong Kong e efeitos especiais bizarros do tipo que realmente não tinham sido vistos na tela antes, e o boca a boca rapidamente se espalhou sobre o filme e seus misteriosos criadores, o Wachowskis.

Claro, agora conhecemos o legado de  Matrix - é amplamente considerado um dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos , e seu sucesso surpreendente gerou duas sequências e outras várias mídias, enquanto influenciava profundamente os gêneros de ficção científica e ação imediatamente depois disso e até hoje. Mas no início dos anos 90, Hollywood tinha muito poucos motivos para apostar em dois cineastas não testados e não convencionais com uma ideia para um filme que - puramente na concepção - deve ter soado completamente insano. Vamos dar uma olhada mais de perto em como um dos filmes mais influentes dos tempos modernos chegou às telas, a verdade não contada de  Matrix .

Só existe por causa de um filme de ação ruim

É seguro dizer que  Matrix nunca teria existido se não fosse por um filme realmente horrível: Assassins de 1995  , um veículo de ação preguiçoso para Sylvester Stallone e Antonio Banderas, dirigido por Richard Donner em modo de pagamento integral. O segundo roteiro completo dos Wachowski (o primeiro,  Carnivore , atraiu a atenção deles, mas nunca foi produzido), Assassins  foi escolhido pelo lendário produtor Dino De Laurentiis, que prontamente o vendeu para a Warner Bros. por cinco vezes o que pagou.  A primeira experiência real dos Wachowski em Hollywood não melhorou a partir daí: o roteirista Brian Helgeland (que iria escrever  LA Confidential e  Mystic River,  entre muitos outros) foi trazido para revisar o roteiro, fazendo isso com toda a sutileza de uma britadeira.

Lana Wachowski afirmou que a reescrita de Helgeland eliminou "todo o subtexto, as metáforas visuais ... a ideia de que em nosso mundo existem universos de bolso morais que operam de maneira diferente". Os Wachowski até fizeram lobby, sem sucesso, para que seus nomes fossem removidos dos créditos, mas não foi de todo ruim: os  assassinos pagaram pela reforma da casa de seus pais e deram à dupla um contrato com a Warner Bros. 

O empresário deles, Lawrence Mattis, lembrou que "ninguém pegou"  Matrix quando enviou o roteiro pela primeira vez em 1994, dizendo que a Warner o comprou "meio fora do relacionamento com [os Wachowski] e meio porque eles pensaram que algo estava lá". Mas assim que o negócio foi fechado, os cineastas tomaram providências para garantir que o controle criativo não escapasse deles novamente. 

Os Wachowski quase não dirigiram

Os Wachowski desenvolveram um relacionamento com o produtor de Assassins , Joel Silver, a quem mostraram o roteiro de Matrix no início. De acordo com  a  Wired , ele ficou imediatamente surpreso. “No minuto em que comecei a ler o roteiro de Matrix , quis vê-lo”, lembrou ele, “mas então os [Wachowski] disseram: 'E nós queremos dirigir'. Isso ia ser difícil. " Em vez de apostar em um roteiro que obviamente exigiria um orçamento robusto para ser realizado, Silver adotou uma abordagem mais cautelosa: deu sinal verde para  Bound , um artigo menor sobre amantes lésbicas fugindo da máfia, que os Wachowski escreveriam e direto.

A mitologia convencional é que isso equivale a um teste, mas Lana Wachowski contesta isso, dizendo a  Buzzfeed que Silver "inventou isso". Mas o filme, feito com um orçamento apertado de US $ 6 milhões, foi um sucesso de crítica (se não nas bilheterias ) e foi quase o suficiente para convencer a Warner Bros. a permitir que os diretores recém-formados continuassem com seu projeto apaixonado. Havia apenas um problema: embora todos parecessem concordar que  Matrix era um ótimo roteiro, ninguém entendeu a visão dos Wachowski de forma alguma.

Os storyboards eram extensos

Lana Wachowski brincou na mesma entrevista ao Buzzfeed  que os produtores estavam tão confusos com a premissa de Matrix que ninguém entendeu por que os heróis não podiam simplesmente explodir a Matrix "como a Estrela da Morte". Obviamente, seriam necessárias mais do que palavras na página para ilustrar a visão compartilhada dos Wachowski, então eles sensatamente se voltaram para um par de ilustradores dinâmicos - Steve Skroce (que havia trabalhado para a Marvel em Amazing Spider-Man  and  Gambit, entre outros ) e Geof Darrow (mais conhecido por seu trabalho na série Hard Boiled de Frank MillerTrabalhando em conjunto com os Wachowskis e vários outros artistas ao longo de três meses, a dupla criou storyboards e arte conceitual que finalmente venderam a Warner Bros. no projeto. 

Skroce lidou com os storyboards, ilustrando as cenas em um estilo dramático, noir, com uma sensação intensificada de movimento e impacto - mais de 600 ilustrações individuais foram criadas. Darrow lidou com a arte conceitual e, pela primeira vez, os executivos puderam visualizar como esse roteiro maluco seria traduzido para a tela. 

Foi o suficiente para a Warner Bros. aprovar um orçamento de US $ 60 milhões para Matrix , e é fácil perceber por quê. Muitas das ilustrações ousadas de Skroce são impressionantemente semelhantes às tomadas do filme finalizado, e a arte conceitual detalhada e elaborada de Darrow combina perfeitamente com a estética visual do filme. A arte da pré-produção foi tão impressionante que foi coletada em um volume de capa dura,  The Art of the Matrix , em 2000.

Todo o elenco era quase diferente

Embora os ternos agora estivessem totalmente integrados, isso não significava que estavam prontos para abrir mão do controle criativo total. O elenco, em particular, seria basicamente decidido pela Warner Bros. - e não é como se os Wachowski não tivessem opiniões próprias sobre o assunto. 

Em uma entrevista de Matrix Fans  com o compositor da série Don Davis, foi revelado que o processo de seleção de elenco foi extenso e considerado quase todos os atores quentes de Hollywood na época. Davis afirma que Keanu Reeves não foi a primeira escolha dos Wachowski para o papel de Neo - seria Johnny Depp - e que o estúdio queria Brad Pitt, mas ele recusou o papel, assim como Val Kilmer e Will Smith. O elenco de Neo foi finalmente reduzido a uma escolha entre Depp e Reeves (que a Warner Bros. preferia) antes de Reeves ser finalmente escalado. Samuel L. Jackson foi considerado para o papel de Morpheus, assim como Gary Oldman - mas a escolha do estúdio foi Sean Connery, que revelouque lhe foi oferecido o papel, mas recusou, levando ao elenco de Laurence Fishburne. Para os personagens coadjuvantes, todos os tipos de nomes menos conhecidos foram considerados, já que o estúdio aparentemente queria um elenco coadjuvante menos caro (Carrie-Anne Moss afirmou que ela "não tinha carreira" antes de ser escalada como Trinity). 

É fácil imaginar um universo alternativo - talvez um ainda mais real que o nosso - onde  Matrix  teve um elenco completamente diferente, mas pelo menos um Neo alternativo não se arrepende. Will Smith disse que está feliz por ter recusado o papel, já que Reeves acabou sendo "brilhante".

Foi filmado em locações na Austrália

Mesmo algumas décadas atrás, US $ 60 milhões era um orçamento bastante modesto para um filme de ação de ficção científica em grande escala. A fim de maximizar o orçamento de produção, foi tomada a decisão de filmar Matrix  em locações e em palcos de som em Sydney, Austrália. 

Como disse o produtor Silver , "Experiência em cinema, custos competitivos e um grande espírito de cooperação aumentaram o apelo de Sydney". A cidade também ofereceu outra vantagem distinta - seu layout e variedade de estilos arquitetônicos a tornaram perfeita para representar a cidade anônima e sem nome onde a maior parte da ação dentro da Matriz titular ocorre.

Quanto aos cenários, um total de 30 foram construídos, a maioria deles para cenários de aparência mais futurística, como o interior do navio de Morpheus, o  Nabucodonosor. Mas o cenário maior representava um local mais mundano - o prédio do escritório do governo onde o insano segundo ato de tiroteio acontece. O cenário ocupava um quarteirão inteiro e exigia um translight (um cenário que é iluminado por trás para parecer totalmente realista) com quase metade do comprimento de um campo de futebol e quatro andares de altura. 

Eles realmente não apostaram todo o orçamento do filme

É uma trivialidade frequentemente citada que a Warner Bros. inicialmente orçou o filme em $ 10 milhões, o que os Wachowski perceberam que nunca seria suficiente para dar vida a sua visão. Então, em uma aposta incrivelmente ousada, a dupla prontamente gastou todo o orçamento do sinal verde na icônica cena de abertura do filme para convencer os executivos a desembolsar toda a quantia solicitada de $ 60 milhões. É uma ótima história, mas infelizmente não é verdade. Como a maioria dos mitos, entretanto, ele contém um cerne de verdade.

No comentário do DVD para Matrix , o supervisor de efeitos especiais John Gaeta discute o que realmente aconteceu. A produção havia sido agendada para 90 dias de filmagem e, em certo ponto, ficou óbvio que estava ficando significativamente para trás. Os executivos estavam ficando frustrados, então os Wachowski e Gaeta traçaram um plano: em um fim de semana, eles limparam a sequência de abertura e seus efeitos visuais, adicionaram alguns efeitos sonoros temporários e enviaram ao estúdio para informá-los sobre como estava a produção chegando. 

De acordo com Gaeta, o gambito funcionou: a Warner Bros. imediatamente recuou, "e naquele ponto, eles apoiaram totalmente o filme." A filmagem acabou levando 118 dias para ser concluída - quase um mês a mais do que o planejado.

A coreografia de luta veio direto de Hong Kong

Os Wachowskis imaginaram as cenas de luta em Matrix  pesadas em combates de artes marciais de curta distância e em ritmo acelerado com elementos de arame, do tipo normalmente visto nos épicos de ação de Hong Kong. Para conseguir isso, eles sabiam que precisariam da ajuda de um especialista, então decidiram apelar diretamente para a maior autoridade mundial em coreografia de artes marciais, Yuen Woo-ping, diretor de clássicos como Drunken Master e o homem que fez de Jackie Chan um Estrela. Claro, o mestre não foi particularmente receptivo no início.

Falando em um featurette de DVD, Yuen lembra: "Eu realmente não sei como eles conseguiram meu número ... [Eu] recebi uma ligação de Hong Kong dizendo que esses dois irmãos estavam realmente interessados ​​em falar [comigo]", mas ele sentiu que estava muito ocupado na hora de assumir o projeto. Os Wachowski recorreram a um estratagema confiável para mudar sua mente - enviaram-lhe o roteiro e, ao contrário dos executivos da Warner Bros., Yuen "entendeu" imediatamente. 

Ele concordou em trazer sua equipe de treinadores para a produção, onde seu trabalho começou meses antes das câmeras começarem a rodar - para o desânimo inicial do elenco, que pode não saber exatamente o que estava acontecendo.

Os leads passaram meses treinando

A decisão foi feita desde o início que os atores iriam realizar suas próprias acrobacias, mas eles não foram exatamente escolhidos por sua aptidão física extrema ou conhecimento de artes marciais. Para realizar as cenas de luta do filme, Reeves, Moss, Fishburne e Hugo Weaving (Agente Smith) foram submetidos a um regime de treinamento absolutamente brutal que teria testado até mesmo atletas profissionais experientes. 

Falando no DVD, Fishburne lembra: "Começamos a treinar em outubro de 1997, treinamos até março de 98. Isso acontecia, tipo, todos os dias." Weaving acrescenta: "Foi um processo muito envolvente e exaustivo ... Eu inicialmente pensei que íamos praticar kung fu por talvez quatro ou cinco semanas, algo assim. Acabou sendo meses e meses de treinamento." 

Yuen relatou que era seu desafio fazer com que esses novatos pareciam ter feito essas manobras por toda a vida, e os ferimentos em Reeves (pescoço) e Tecelagem (perna) complicaram ainda mais o processo. O elenco também recebeu um curso intensivo de arame no estilo de Hong Kong, no qual as equipes de dublês usam arreios especiais conectados a fios - que são apagados digitalmente na pós-produção - para ajudar os atores a realizar saltos e flips sobre-humanos do tipo visto no filme. Weaving disse sobre Yuen e sua equipe: "Inicialmente, acho que [eles] nos pegaram e viram que éramos inúteis, o que éramos desesperados no kung fu. Mas eles perceberam lentamente depois de algumas semanas que talvez seríamos capaz de chegar a um nível em que seríamos meio decentes. "

Uma nova técnica de fotografia foi inventada para "bullet time"

Uma das contribuições mais memoráveis ​​e facilmente identificáveis ​​feitas por  Matrix para a cultura popular exigiu uma técnica de fotografia completamente nova para ser alcançada na tela. É o efeito conhecido como "bullet time" e, embora tenha sido referenciado, imitado e parodiado um milhão de vezes nos anos que se seguiram, foi absolutamente impressionante em 1999 - porque nenhum efeito como aquele jamais foi visto antes. "Bullet time" cria o efeito de um tiro em movimento extremamente lento - lento o suficiente para rastrear a trajetória de balas zunindo - enquanto a câmera parece fazer uma panorâmica ou rastrear os eventos em uma velocidade normal. 

O supervisor de efeitos Gaeta teve duas influências específicas na criação do conceito - o filme japonês  Akira e o diretor Michel Gondry. Em declarações à  revista Empire  , Gaeta disse: "Seus videoclipes experimentaram um tipo diferente de técnica chamada view-morphing ... nossa técnica era significativamente diferente porque a construímos para mover objetos que estavam em movimento ... em vez de ação estática nos videoclipes de Gondry com movimentos de câmera limitados. " 

Isso foi realizado com um conjunto especial construído totalmente em tela verde, no qual uma matriz circular de 120 câmeras estáticas e duas câmeras de movimento foi construída. Cada sequência que empregou a técnica foi primeiro simulada digitalmente e, em seguida, meticulosamente encenada com a matriz de câmeras programada para filmar em uma sequência específica com um tempo preciso. Embora não haja nada que impeça todas essas imitações e "homenagens" de copiar a técnica, eles precisam chamá-la de outra forma - a frase "bullet time" é uma marca registrada da Warner Bros.

Ele compartilha cenários com um filme estranhamente semelhante

Quando Matrix  começou a produção no Fox Studios em Sydney, outra produção tinha acabado de encerrar o trabalho - Dark City , que foi lançado em 1998 e é considerado muito semelhante a  Matrix em alguns de seus temas, bem como em seu design visual . Pelo menos o último não é acidental; alguns dos cenários de  Dark City , incluindo os telhados sobre os quais Trinity faz sua fuga inicial dos Agentes, foram reutilizados para  Matrix . 

Entre os primeiros a notar as semelhanças temáticas entre os dois filmes estava o grande Roger Ebert, que deu  a Matrix uma crítica moderadamente favorável enquanto quase o acusava de roubar o filme anterior - altamente improvável, uma vez que o roteiro dos Wachowski foi concluído muito antes 1998. Mas Ebert nunca abandonou totalmente essa noção, comparando de forma consistente  Matrix  desfavoravelmente com  Dark City , que ele considerou um dos maiores filmes de seu tempo. 

Em uma retrospectiva de 2005 , ele deixou seus sentimentos claros: "[ Dark City ] precedeu  Matrix  em um ano ... e com um orçamento menor, com efeitos especiais que devem tanto à imaginação quanto à tecnologia, fez o que Matrix  queria faça, mais cedo e com mais sentimento. "

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